Posição em que a grávida dorme pode colocar a vida do feto em risco.

20 de junho de 2011

Com a proximidade do parto, fica cada vez mais difícil encontrar uma posição confortável para dormir. O barrigão atrapalha e o cansaço é grande. Um estudo publicado recentemente pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, trás ainda mais uma preocupação para as futuras mamães: os pesquisadores afirmam que as mulheres que dormem sobre o lado direito do corpo ou com a barriga para cima, no período final da gravidez, tem duas vezes mais chances de morte prematura do bebê do que aquelas que dormem apoiadas sobre o lado esquerdo.
Os pesquisadores analisaram 310 grávidas neozelandesas e outras 155 mulheres que tiveram bebês natimortos quando estavam por volta da 28ª semana de gravidez, entre 2006 e 2009. As mães responderam perguntas sobre a posição em que dormiam, a duração do sono e se acordavam frequentemente.
Uma das possibilidades apontadas pelo estudo é a de que, quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e ,consequentemente, para o bebê.
Esta foi a primeira pesquisa sobre o assunto e os cientistas garantem que não há motivo para pânico. Mas, não custa garantir a tranquilidade. Aqui vai uma dica dos especialistas: durma sempre de lado, com um travesseiro entre os joelhos e a barriga bem apoiada na cama, de preferência virada para o lado esquerdo, o que facilita o bombeamento do sangue do coração da mãe para a placenta, evitando o estresse do bebê. Apoiar um travesseiro nas costas também pode deixá-la mais confortável.


Fonte:www.bebe.com.br
RSS/Feed: Receba automaticamente todos os artigos deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal.