Dicas de Gravidez: Dores na Gravidez.

7 de janeiro de 2011
Se você está em sua primeira gravidez, provavelmente não esperava sentir dores tão cedo e tão antes da hora do parto.
Mas desconfortos durante a gestação é normal, uma vez que o corpo tenta se ajustar ao aumento de peso, mudança do seu centro de gravidade e peso exercido sobre as suas juntas.
Quando você engravida, devido a mudança da distribuição do peso corporal, todos os músculos do seu corpo trabalham diferentemente. Enquanto o seu bebê cresce, seu abdome fica mais largo, pressionando a parte inferior de suas costas e, possivelmente, afetando suas pernas também. Cãibras nos pés e na panturrilha, dor nas costas e dores abdominais são algumas das dores normais associadas a gravidez. Outras queixas comuns das grávidas incluem hemorróidas, dor nos pés e nos braços, causadas pela tentativa do corpo de compensar a mudança de peso. Enquanto seu corpo não se adaptar a nova situação e começar a utilizar os grupos de músculos corretos, a gravida sentirá dores.
No terceiro trimestre, podem ocorrer dores nas costelas ou na lateral do corpo, fisgadas e dormência na região das costelas. Estas ocorrem quando o bebê está descansando na parte superior do útero, com o peso apoiado no nervo intercostal, que passa por entre as costelas.
Dor abdominal ou pélvica também são comuns. Elas são causadas pelo alongamento que os ligamentos próximos ao útero sofrem devido ao aumento do peso, o que acaba por pressionar os nervos desta região.
Dor no nervo ciático é outra dor frequente. Estas dores podem ser reduzidas com exercícios físicos, mudança em sua postura, maneiras de sentar e dormir.

Dor abdominal e de estômago

Desconforto no estômago é comum na gravidez: gases, dor de estômago e inchaço são acompanhantes rotineiros do grande processo de mudança pelo qual o corpo das grávidas passam. A menta é uma erva que costuma a ser muito efetiva para esses casos.

Dor nas costas

Dor nas costas é outro problema comum. Existem estimativas de que 50% das mulheres grávidas sofrem de dor nas costas durante a gravidez. Na verdade, a maioria das mulheres provavelmente já espera ter esse tipo de dor quando grávidas. Entretanto exercícios físicos específicos podem ajudar a prevenir, ou até mesmo reduzir esta dor. Usar sapatos adequados também é crucial para prevenir dor nas costas. Nesta fase, você precisa de suporte para seu corpo, e palmilhas acolchoadas podem ajudar a amortecer seus pés e pernas.
Fique atento a cadeira que você se senta, o travesseiro que utiliza para dormir e também a sua postura geral. Durma com seus joelhos dobrados e evite dormir de costas.

Exercícios oferecem alívio para as dores da gravidez

Exercícios físicos são definitivamente uma boa idéia, já que manter a musculatura forte diminui as chances de dor nas costas ou de perder o equilíbrio quando o corpo naturalmente começa a tender para a frente, devido ao peso. Para manter-se em forma, faça exercícios físicos de baixo impacto ou caminhe. Mas preste atenção aos seus novos limites. Tome cuidado especialmente quando levanta coisas ou fica de cócoras. Lembre-se que você está mais propensa a se machucar, pois as suas juntas estão comprimidas e seus músculos estão sobrecarregados. Não ultrapasse seus limites!

Remédios para a dor

Algumas vezes, apenas mudar seu calçado já pode ajudar a aliviar os músculos tensos. Bolsas de água fria ou quente, podem ser a solução ou, ao menos, ajudar bastante. O calor aquece os músculos e aumenta a circulação. O frio reduz o inchaço, que pode causar dor quando este adiciona pressão aos nervos. Tente os dois, e veja o que funciona melhor para você. Algumas vezes, um banho quente é tudo o que você precisa para relaxar e diminuir a tensão. Massagens são relaxantes e terapêuticas: Massagear você mesmo com cremes próprios pode ser revigorante.

Fonte: Mamãe Te Ama
RSS/Feed: Receba automaticamente todos os artigos deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal.