Meu filho não come. Será que ele tem algum problema?

7 de janeiro de 2011
Pediatras concordam que uma das situações mais comuns nos consultórios são pais que estão convencidos de que seu filho saudável tem um distúrbio alimentar.
Alguns pais dizem que o seu bebê tem uma incapacidade para engolir sólidos, outros acham que eles irão adoecer se não receberem os poucos alimentos dos quais eles gostam. Outros ainda dizem que seu filho não come absolutamente nada, nunca.
As três situações são exemplos de como a comida é uma arma poderosa, e a rapidez que as crianças aprendem a utilizá-la.
É comum pais se apegarem a idéia de que seus filhos tem algum problema que não os permite comer. Para os pediatras, pode ser bastante difícil convencê-los que, ao contrário, seus filhos já são extremamente espertos e que, ao final, acabam comendo exatamente o que eles querem comer.
Não são raros os relatos de refeições que duram horas, crianças sendo forçadas a comer e pais alimentando as crianças enquanto eles assistem TV.
Algumas mães fazem “micagens” na tentativa de conseguir enfiar uma colher cheia de comida na boca da criança. Outras se conformam e aceitam que elas se alimentem apenas de batata frita e coisas do tipo. Estas, geralmente, costumam estar acima do peso, embora seu pais acreditem que suas crianças estejam famintas.

Como lidar com crianças que não comem

Os princípios básicos são
  1. Faça da refeição um momento divertido;
  2. Coma junto com seu filho sempre que possível;
  3. Nunca force seu filho a comer;
  4. Deixe que ele siga seu exemplo e se alimente sozinho, não importa a bagunça e a sujeira que isso possa causar.
* Lembre-se que uma criança normal não se permitirá passar fome.
* Bebês podem comer com os dedos desde muito cedo, mas pais geralmente ficam receosos da bagunça que isso faz e preferem alimentá-los com uma colher.
* Bebês que se sentem forçados a comer têm uma habilidade espantosa de manter sua boa fechada, esconder a cabeça e mesmo se negar a engolir.
* Ofereça ao seu bebê uma pequena quantidade de comida saudável, e retire o prato de perto dela após 15 minutos, mesmo que não tenha comido nada.
* Não faça disso um “cavalo de batalhas”, e resista a tentação de dar uma “besteirinha” para comer antes da próxima refeição, mesmo que a criança fique de mal humor.
* Limite a quantidade de leite a meio litro por dia. Muitas crianças que não comem bem conseguem a maioria de suas calorias através do leite. Estimule sua criança a tomar água e sucos naturais.
* Recompense seu filho por tentar comer algo novo, e nunca o puna se ele não quiser tentar.
* Crianças muito teimosas podem se negar a comer por duas ou três refeições, mas eventualmente irão ceder, a não ser que você tenha oferecido comidas não saudáveis para ela entre as refeições.
* Obviamente, essas dicas são muito mais fáceis de falar do que de se fazer.

Fonte: Mamãe Te Ama

Dica Blog Picolino
E que tal deixar a hora da papinha mais divertida?


RSS/Feed: Receba automaticamente todos os artigos deste blog!
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog.
Clique aqui e veja nossa licença. Plágio é crime previsto no Código Penal.